quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

É possível que eu me desgarre um pouco de meu objetivo inicial e inverta os papeis. De vez em quando é bom.
Falando em preferências, eu prefiro acreditar. Acreditar que vai dar certo, que eu vou conseguir etc. Não é positivismo (no sentido de pensar positivo), nem otimismo, nem coisas do gênero. É simplesmente um modo mais tranquilo de viver. Viver achando que vai dar certo, dá muito menos trabalho, gasta muito menos energias.
Há quem diga que quanto mais alto se sobe, mais dura é a queda. São fracos. preferem vier sofrendo pequenas dores, que ser feliz, por medo de ter uma dor maior.
É fato que não se vive sem dor. Sejam maiores ou piores, sobrevivemos a ela. Morrer dá trabalho, dá mais trabalho do que pensam por aí...
Eu prefiro ser feliz. Eu prefiro acreditar. Se dói um pouco mais? Talvez. Mas vale mais a pena.
Acho que tem outro fator também: quem acredita nem sempre alcança, mas, com certeza, sempre corre atrás. E quem corre atrás, tem muito mais chances de conseguir, consequentemente, mais chances de ser feliz. Ou não. Quem se importa?
"O importante não é chegar, o importante é o caminho". Clichê? Sim. Mas que o caminho é importante, ah, isso é.

Um comentário:

  1. Também acredito que a crença é um dos fatores mais importantes pra a gente criar forças pra trilhar um caminho. Sem dúvidas, a fé é o melhor impulso para o primeiro passo.
    Quando não acreditamos já começamos limitar as possibilidades sem nem ao menos permitir que elas se mostrem.
    Mas acreditar é muito dificil. E é dificil exatamente por não ser um simples positivismo.
    É dificil porque para existir a crença a gente precisa criar antes muitas outras coisas. A gente precisa ter confiança, ter o trabalho de analisar, de pensar, de encontrar o caminho a ser trilhado... Só depois de tudo isso, a gente pode abrir as portas e acreditar.
    Se fosse um mero otimismo a gente não precisava pensar demais. Acreditar vai muito além e, por isso mesmo, exige muito mais.
    Pra mim viver acreditando não é assim tão mais fácil. Pra mim crença é sinonimo de muito suor no início da estrada.
    O otimismo, o positivismo, são mais fáceis. Eles beiram a enganação até. Como se a gente tentasse enganar nossa mente, impedir de algum jeito que os pensamentos negativos entrem.
    Acreditar é muito mais complexo, muito mais dificil, mas, sem dúvidas, muito mais eficaz.

    ResponderExcluir