terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Hipocrisia

Somos todos hipócritas.
Novamente, inicio fazendo uma afirmação dura, para alguns - mas não é só porque ela é dura que não deve ser dita e pensada.
Não existem verdades absolutas, nem espero que um dia elas existam, mas afirmo que somos todos hipócritas.
Vivemos escondidos de nossos próprios desejos, com medo de descobrirmos o que somos e o que queremos, pois a sociedade a todo momento nos pressiona a sermos algo que muitas vezes não queremos ser, a fazer coisas que muitas vezes não queremos fazer, a sentir, desejar, olhar, optar coisas que nao queremos sentir, desejar, tampouco optar. Mas assim o fazemos. Todos os dias. E a aqueles que não fazem, lançamos nossos julgamentos, nossos olhares de reprovação, nossa hostilidade. Alguns diriam por inveja, ciúme... eu digo, alienação, talvez.
Há sempre quem diga que só faz o que quer, que respeita as diferenças, que convive bem no mundo. Esse alguem pode até de fato acreditar nisso, mas isso não faz dele menos hipócrita; para mim, pior, faz dele mais hipócrita que todos.
Aqueles que reconhecem sua hipocrisia são capazes - se quiserem (leia-se puderem) - de mudar. Entretanto, quem não é capaz de reconhecer suas prórpias limitações e se resigna em sua alienação, é o pior de todos.
Clareando um pouco nossa hipocrisia, seria algo do tipo: meu amigo é gay, mas meu irmão não; meu vizinho é louco, mas meu tio não; a prima de minha amiga é puta, mas minha mãe não.
De fato meu irmão não é gay, meu tio não é louco e minha mãe não é puta; mas se fossem, não teria problema nenhum.
Mentira.
Estamos sempre em busca de uma pseudonormalizade, de seguir padrões que nos façam aceitos nos grupos. Propagamos um discurso vazio de aceitação das diferenças - vazio porque não é assim que agimos com o diferente. Nós excluímos, ignoramos, humilhamos, detestamos e assim por diante.
Estar no lugar que diz que as coisas podem ser diferentes está muito longe de estar no lugar de fazer diferente as coisas.
Então, quem é mais hipócrita: aquele que finge saber, aqueles que finge querer ou aquele que finge fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário